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SPSS
Curso de Matemática
M23 - 2014/15
     
Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais
(Regime Diurno)
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A licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais tem como objetivo principal a formação de quadros médios e superiores altamente especializados numa área em franco em crescimento a nível nacional e europeu.

Os licenciados neste curso possuem competências para o desempenho das seguintes funções:
  • Programador de jogos digitais
  • Programador de aplicações multimédia
  • Simulação Gráfica
  • Realidade aumentada
  • Sistemas interativos e Inteligência Artificial

TECNOLOGIA DE TOPO

A Escola Superior de Tecnologia do IPCA possui um Laboratório de Jogos integrado no DIGARC – Digital Games Research Centre.

No Laboratório de Jogos os estudantes de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais dispõem de equipamentos de topo ao nível gráfico e computacional, bem como de tecnologia Motion Capture Xsens MVN para a captura do movimento de atores em tempo real para a criação de personagens virtuais.

PROJETOS DE SUCESSO

O Laboratório de Jogos do IPCA tem sido local de nascimento de projetos de grande relevância, tendo representado Portugal no evento Imagine Cup 2011, promovido pela Microsoft.

Entre os vários projetos aqui desenvolvidos destacam-se os seguintes:

  • “GNR – Patrulha Sepna” – Criação de um jogo promocional, no âmbito de uma parceria com a Guarda Nacional Republicana.
  • “Energy4Life” – Projeto cofinanciado pela Comissão Europeia destinado à criação de rotinas de consciência ecológica e energética.
  • “Study and Conquer” – Jogo para estimulação do interesse das matérias escolas, onde se pretende revolucionar o conceito de trabalhos de casa.
  • “Tooth Adventures” – Jogo para plataformas móveis que tem como objetivo a criação e manutenção de hábitos de higiene oral em crianças e jovens.

COLABORAÇÃO COM EMPRESAS DE REFERÊNCIA

O IPCA tem protocolos com várias empresas de referência na área da computação e dos jogos digitais.

Algumas destas empresas integram, também, o Comité Consultivo da Escola Superior de Tecnologia do IPCA. Entre elas figuram as seguintes:

  • Microsoft Portugal
  • Battlesheep
  • Edubox
  • Moonberry Studios
  • NerdMonkeys
  • X-Tesam Portugal
  • Seed Studios

O Comité Consultivo é um dos meios de ligação entre o IPCA e o mundo empresarial, facilitando o aconselhamento direto, nomeadamente ao nível do ensino, da investigação e da prestação de serviços à comunidade.


Condições de Acesso


Provas de Ingresso(*)
Um dos seguintes conjuntos de provas:
16 Matemática ou
07 Física e Química
16 Matemática ou
10 Geometria Descritiva
16 Matemática

Fórmula de Cálculo
Média de Secundário: 65%
Provas de Ingresso: 35%

Nota de Candidatura: 100 pontos
Nota das Provas de Ingresso: 95 pontos.
Nota de candidatura do último colocado pelo contingente geral na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso em 2013:118,7

Preferência Regional
Áreas de preferência: Braga, Porto e Viana do Castelo
Percentagem das vagas: 30%
Prefrência Habilitacional: 10% (P17 Técnico de Animação 2D e 3D)

Número de Vagas:
Regime diurno: 30


Propina Anual: 780 Euros
(A propina pode ser paga em 10 prestações)


Código do Curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais: 8311

(*) Não dispensa a consulta do site oficial do Acesso ao Ensino Superior www.acessoensinosuperior.pt

Estrutura Curricular

Duração: 6 Semestres

Saídas Profissionais

Saídas Profissionais

Considerando a relevante especialização técnica dos licenciados em engenharia e desenvolvimento de jogos digitais, estes possuirão perfil e competência para actuar em importantes sectores tecnológicos de desenvolvimento nacional e internacional, respondendo a uma procura crescente do mercado actual nesta área da computação gráfica. Neste princípio, é notoriamente observável o défice que o mercado tecnológico português apresenta em profissionais desta área de formação, onde das suas demais variadas saídas profissionais, poderão destacar-se as seguintes:

  • Programador de jogos digitais;
  • Engenheiro de software;
  • Programador de aplicações multimédia: multimédia, simulação gráfica, realidade virtual, sistemas interativos e inteligência artificial;
  • Programador de aplicações para a Web;
  • Consultoria, investigação e desenvolvimento;
  • Docência e formação;
  • Programador de aplicações para dispositivos móveis;
  • Analista de software;
  • Gestor de projectos de software;

Director de Curso

Comité Consultivo


O Comité Consultivo de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais tem como missão principal o aconselhamento direto dos diversos órgãos de decisão da Escola em matérias fulcrais da sua atividade, nomeadamente no ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, dando particular ênfase à persecução de linhas de colaboração continuadas e profícuas entre a Escola e o tecido Empresarial e Industrial.


O Comité Consultivo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores conta com os seguintes membros efetivos:




Battlesheep Edubox Moonbery
NerdMonkeys X-Team


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Última actualização 21/03/2014 02:54 PM

 


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